O maior défice do País não é financeiro, nem é democrático, talvez seja neuronal, mas é concerteza de senso comum
Sexta-feira, 7 de Abril de 2006
Smoke got in his brain
Fumar. Fumar o quê? Tabaco ou o quê? É cada vez mais proibido fumar tabaco... é cada vez mais permitido fumar o quê... Fumar faz mal? Pois faz. Afecta a saúde pública? Talvez. Mas não há mais coisas que fazem mal individual e geral?Jogar também faz mal. Faz mal individualmente a quem joga, porque empobrece, e à sociedade, porque cria problemas sociais. Vão ser fechados os casinos? O fast food também faz mal. Vão ser fechados os MacDonalds, Pizza Huts, Burger Kings? Há fumos e fumos. O fumo do tabaco perturba a lucidez do ministro. Smoke got in his brain. Vai haver células clandestinas de fumadores - o smoking underground. Vai haver prisões à noite, delações no escuro, cães treinados em farejar cinzeiros. A war on smoke vai ser perdida: vai-se passar a fumar nas casas de banho, atrás das árvores, debaixo das camas, em 'casas de passa'. Que mania esta de decretar a virtude!
Compreendo a frustração dos fumadores, mas discordo. Fumar, sim, sempre que não incomode ou prejudique os outros. Jogo, comidas... posso evitar tudo o que não quero. Mas, não posso evitar o fumo para cima de mim de quem não respeita o parceiro.E há tantos desrespeitadores. E fumo em recintos fechados acho que deve ser um hábito a mudar.
Eu deixei de fumar, há anos, a meio de um cigarro, porque deixei de respirar. Quando voltei a respirar decentemente, meses depois, nunca mais me apeteceu fumar. Perdi um prazer, de fumar, e ganhei outro, de respirar. Mas gosto do cheiro e de que fumem ao pé de mim. Segundo o meu médico, faz mais mal o escape da Joaquim António de Aguiar do que o fumo passivo. O alcatrão fica no primeiro pulmão.
Além disto, é mau decretar proibições que se não está em condições de impor efectivamente (veremos o que vão ser os bares das faculdades). Finalmente, não gosto da tendência conjunta para proibir o tabaco e liberalizar a droga. De qualquer modo, percebo o seu ponto de vista, mas acho que seria melhor deixar que cada 'espaço fechado' definisse a sua política de fumo ou não fumo.
Consultar:
www.locaispermitidofumar.blogspot.com
Contamos com a vossa colaboração.
Comentar post